Grupo de Estudos LAES-UFPA

Coordenadores: Prof. Dr. Leonardo Ribeiro da Cruz e Prof. Dr. Filipe Saraiva

Objetivo

Esse grupo de estudos tem como objetivo politizar as discussões sobre tecnologia e sociedade através seguintes temas: tecnologias de vigilância e controle; virada cibernética; trabalho e informação; privacidade e proteção de dados pessoais; internet e desigualdade; internet e colonialidade; internet e a região amazônica. Com isso, o grupo visa ampliar o número de pesquisas na área dos estudos sobre tecnologia e sociedade.

Justificativa:

Atualmente, estamos vivendo em uma sociedade onde grande parte de nossa sociabilidade ocorre em ambientes mediados por máquinas. As conversas, o trabalho, as relações de troca, a discussão política e os direitos e deveres como cidadãos agora se dão, em grande parte, na internet.

Através dessa adesão, muitas vezes realizada de forma muito pouco crítica, aceleramos nossa vida social apoiados na aceleração do desenvolvimento técnico e somos cada vez mais dependentes dele. Contudo, a internet está sendo cada vez mais dominadas por grandes empresas cujo modelo de negócio é o rastreamento, a coleta, o tratamento e a comercialização de dados digitais dos usuários e cujo objetivo é o controle do mercado de produção de ambientes e ferramentas digitais. Portanto, essa inserção cada vez maior das tecnologias de informação em nosso cotidiano deve ser acompanhada por uma análise crítica das relações sociais com e através desses objetos técnicos, bem como suas implicações sociais, econômicas e políticas.

Metodologia:

O grupo de estudos se encontrará a cada duas semanas com encontros de até quatro horas. Neles, serão discutidos textos e filmes sobre o tema da sociologia da tecnologia, bem como os trabalhos e artigos produzidos por membros do grupo. A cada bimestre será elaborado um relatório sobre as atividades realizadas.

Público Alvo:

O grupo pretende ser aberto a todos os alunos de graduação e pós-graduação da UFPA, em especial aos alunos dos cursos das ciências sociais. Máximo 20 alunos.

Cronograma:

09/09/19 – Projeção e discussão da segunda parte do documentário All Watched Over by Machines of Loving Grace, de Adam Curtis.

23/09/19 – Discussão do texto Cibernética, Internet e a nova política dos sistemas informacionais, de Rafael Evangelista e Marta Kanashiro

07/10/19 – Primeira parte da discussão do livro La história de la informacion, de Pablo Rodrigues, parte 1 – Capítulos 1, 2 e 3.

21/10/19 – Segunda parte da discussão do livro La história de la informacion, de Pablo Rodrigues, parte 1 – Capítulos 4 e 5.

04/11/19 – Discussão do texto A informação após a virada cibernética, de Laymert Garcia dos Santos

18/11/19 – Discussão do texto Post-scriptum sobre as sociedades de controle, de Gilles Deleuze

02/12/19 – Ideologia Californiana e Software Livre